Olá pessoal, durante um trabalho de geografia sobre impactos ambientais, achei esse dois videos que são uma animação!
Apesar de serem até engraçados ou ironicos temos que ver o que esse videos nos mostra, e temos que começar a refletir sobre isso. Temos que abrir nossos olhos para a realidade do nosso bairro, da nossa cidade, do nosso estado, do nosso país, do PLANETA e temos que começar a fazer a diferença !!
Vulcão é uma abertura na crosta terrestre, de formato montanhoso, por onde saem magma, cinzas, gases e poeira. Esta estrutura geológica é formada, geralmente, a partir do encontro entre placas tectônicas.
Quando um vulcão entra em erupção (em atividade) pode provocar terremotos e lançar na atmosfera grande quantidade de materiais magmáticos, gerando uma ameaça para as populações que moram próximas.
Os principais vulcões do mundo são: Etna (Sicilia), Monte Fuji (Japão), Kilauea (Havai), Krakatoa (Indonésia), Monte Pinatubo (Filipinas), Vesúvio (Itália) e El Chichon (México).
Curiosidades - Um dos mais conhecidos vulcões em erupção da atualidade é o Etna. Ele tem 3,34 mil metros de altitude e está situado no extremo oriental da ilha da Sicília, na Itália.
- Acredita-se que existam 550 vulcões ativos no mundo. - A nuvem de cinza que cobre a superfície da região onde ficam os vulcões demoram a se recuperar, mas as plantas nascem novamente ainda mais fortes.
- A lava de um vulcão pode chegar a 2 mil ºC
- A beleza do vulcão em erupção não apaga o desmatamento causado nas florestas. A lava quente incendia as árvores e destrói casas.
- A fumaça provocada pela erupção pode causar problemas respiratórios nas pessoas que vivem perto do vulcão.
- O Mauna Loa, que fica no Havaí, é maior vulcão do mundo com 12 mil metros de altura e 100 km de diâmetro. Sua última explosão foi em 1984.
Pessoal o video abaix mostra uma animação de um site de como pode se formar os vulcões
Vulcão Escudo ou de Proteção:Lava líquida emitida da abertura central; grande; às vezes tem caldera de colapso.Exemplo: Monte Larch, Monte Sylvania, Montanhas Butte, Vulcões Havaianos.
Cone de Cinza: Lava líquida explosiva; pequeno; de longa atividade; pode construir um vulcão de proteção. Exemplo: Monte Tabor, Monte Zion, Colina Chamberlain Hill, Pilot Butte, Lava Butte, Crateras da Lua.
Vulcão composto ou Stratovolcano:Lava mais viscosa; muito explosivo;grande; emissão de lava da abertura central. Exemplo: Monte Baker, Monte Rainier, Monte Santa Helena, Monte Hood, Monte Shasta.
Cúpula Vulcânica: Lava muito viscosa; relativamente pequeno; pode ser explosivo; frequentemente acontecem adjacentes.Exemplo: Novarupta, Monte Santa Helena na Cúpula de Lava, Monte Lassen, Shastina, Mono Crater.
Caldera: Vulcão composto muito grande que entra em colapso após períodos de erupção explosiva.Exemplo:Crater Lake (Lago Cratera), Newberry, Kilauea, Long Yalley, Medicine Lake, Yellowstone.
No sábado dia 04/06/2011 o vulcão Puyehue despertou. O Puyehue tem 2.440 metros de altura. Fica na Patagônia chilena, em meio à Cordilheira dos Andes. As duas cidades maiores mais próximas são Osorno, do lado do Chile, e Bariloche, na Argentina. Há 51 anos, desde a última erupção, em 1960, não dava sinais de perigo. Os raios cortando a coluna de fumaça completavam o espetáculo belíssimo e assustador. Pedras foram expelidas na erupção do vulcão e levadas pela chuva e pelos rios. Veja algumas fotos:
As cenas são realmente fortes e mostra o quanto um vulcão tem força e pode ser destruidor, bom galera irei fazer uma postagem na semana que vem explicando um pouco sobre os vulcões para vocês entenderem melhor sobre o assunto !!
Essa reportagem foi publicada pelo site da WWF Brasil no dia 11 de junho de 2011 (ontem) onde mostra a opinião dos brasileiro em relação ao "novo código" florestal .
O instituto de pesquisa Datafolha divulgou estudo sobre a percepção do brasileiro em relação à proposta de mudanças no Código Florestal. Foram entrevistadas mais de 1,2 mil pessoas em todo o país, entre os dias 03 e 07 de junho. A pesquisa foi realizada a pedido de organizações ambientalistas e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na avaliação do superintendente de Conservação do WWF-Brasil, Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, a pesquisa é um instrumento muito importante para compreender a opinião da população em torno de assunto que tem gerado tantos debates.
“É extraordinário constatar que uma parte tão grande da população brasileira rejeite a proposta de reforma do Código Florestal aprovada na Câmara”, afirmou Scaramuzza.
“Agora é a hora de o Senado ouvir a voz do povo e impedir o desmantelamento do Código Florestal. A forte preocupação da população com a conservação das florestas é o alicerce para o governo se empenhar de forma firme junto aos senadores para aperfeiçoar a lei atual assegurando sua implementação efetiva e o cumprimento das metas de reduções de emissões do Brasil. Dessa forma, teremos florestas melhor conservadas, água para as cidades e áreas rurais, habitat para a biodiversidade, solos e polinizadores para a agricultura, além de darmos nossa contribuição para um clima mais seguro”, avaliou. A opinião geral sobre o tema é confirmada quando se passa a considerar as implicações políticas: 79% apoiam o eventual veto da presidente, no caso em que o Senado validasse a proposta da Câmara. Trata-se de uma parcela muito superior àquela que aprova em geral a atuação da presidente, que foi de 47% na mais recente pesquisa Datafolha, em março. Uma parcela ainda maior, atingindo 84%, afirma que não votaria em deputados e senadores que tenham votado a favor do perdão de desmatamento ilegal.
Uma parcela levemente inferior, atingindo 77%, apoia a proposta da comunidade dos cientistas para adiar a votação no Senado, de forma a ter mais embasamento técnico-científico na nova legislação, enquanto 20% consideram que seria melhor votar imediatamente, de qualquer forma.
Esta ai o resultado claramente os brasileiros estão preocupados em preservar o meio ambiente basta agora ver se o nosso governo vai atender a opinião da maioria já que vivemos em uma democracia !!