domingo, 20 de março de 2011

5 animais marinhos que podem matar (parte II )

3. Onitorrinco

 É um mamífero semiaquático natural da Austrália e Tasmânia. É o único representante vivo da família Ornithorhynchidae, e a única espécie do gênero Ornithorhynchus . Juntamente com as équidnas( primeira foto), formam o grupo dos monotremados, os únicos mamíferos ovíparos existentes. A espécie é monotípica.
O ornitorrinco possui hábito crepuscular e/ou noturno. Carnívoro, alimenta-se de insetos, vermes e crustáceos de água doce. Possui diversas adaptações para a vida em rios e lagoas, entre elas as membranas interdigitais, mais proeminentes nas patas dianteiras. É um animal ovíparo, cuja fêmea põe cerca de dois ovos, que incuba por aproximadamente dez dias num ninho especialmente construído. Os monotremados recém-eclodidos apresentam um dente similar ao das aves (um carúnculo), utilizado na abertura da casca; os adultos não possuem dentes. A fêmea não possui mamas, e o leite é diretamente lambido dos poros e sulcos abdominais. Esporões venenosos nas patas estão presentes nos machos e são utilizados principalmente para defesa territorial e contra predadores.
As características atípicas do ornitorrinco fizeram com que o primeiro espécime empalhado levado para Inglaterra fosse classificado pela comunidade científica como um embuste. Hoje, ele é um ícone nacional da Austrália, aparecendo como mascote em competições e eventos e em uma das faces da moeda de vinte centavos do dólar australiano. É uma espécie pouco ameaçada de extinção. Recentes pesquisas estão sequenciando o genoma do ornitorrinco e pesquisadores já descobriram vários genes que são compartilhados tanto com répteis como com as aves. Mas cerca de 82% do seus genes são compartilhados com outras espécies de mamíferos já sequenciadas, como o cachorro, a ratazana e o homem. 
A caça do ornitorrinco é bem peculiar: ele detecta vibrações elétricas de contrações musculares das suas vítimas para atacá-las. Bacana, né? Nem tanto. O veneno dele não vai te matar, mas vai fazer você desejar estar morto, e pode durar por meses.

Echidna - melbourne zoo.jpg Equidinas

4Lula Pfeffer’s flamboyant
Bom pessoal não encontrei muito desse animal, mais o fato dele ser colorido e pequeno é um problema pois ele tem um veneno mortal absoluto e corre por suas veias. Aliás, corre por todo seu corpo. Desde sua pele, tentáculos, olhos, tudo é venenoso nesse animal, e como ele é pequeno muita gente acaba pisando nele e não tem coisa a se fazer  a maioria dos casos foram a morte de pessoa !



5. Golfinho
Bom pessoal acho que esse seria o ultimo dos animais que vocês pensariam em ver nesta lista, mais sim golfinhos as vezes são perigosos, pois apresentam uma grande inteligência, e a relatos de crueldade por parte desse animais, como por exemplo atacar botos até a sua morte. E a relatos de pelo menos uma morte no ano de mergulhadores pelos seus ataques, pois são fortes e muitas vezes os mergulhadores não conseguem subir morrendo afogado. Mas isso não justifica o que muitos golfinhos passam, pois esses ataques geralmente são por violação do espaço desse animais.
 

Bom pessoal ai está o restante espero que tenham gostado. Mas fica a mensagem  qualquer animal por mais venenoso que for só vai atacar por dois motivos. O primeiro é que com a sua aproximação ele pode se sentir ameaçado e pode vir a atacar e segundo o seu meio ambiente pode estar desequilibrado e esta faltando comida que é o que esta acontecendo com vários. Então pessoal todos esses animais devem ser respeitados pois como todos nós sabemos eles são essenciais para o equilíbrio da natureza.

Aguardem o documentário de quarta está ótimo !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário