sábado, 14 de maio de 2011

Bioma Amazônia part.3


Mundo dos animais


Olá pessoa aqui está a ultima parte do Bioma Amazônia, e nessa ultima postagem irei fala um pouquinho dos animais que vivem neste bioma e um pouco da situação da Amazônia em relação ao desmatamento.
Como a fauna do Amazônia é muito grande irei colocar os principais pontos.

O bioma Amazônico é imbatível em diversidade de espécies animais. Desde " gigantes", como a cobra sucuri e o peixe pirarucu passando por macacos, araras, papagaios, tartarugas, jacaré, aranhas, até a enorme variedade de insetos. Mas há ainda muito a ser descoberto, pois cerca de 70% das coletas sobre a biodiversidade do bioma estão restritas ao entornos de Belém e Manaus. É como se estivéssemos tentando conhecer o bioma todo olhando pelo buraco da fechadura. Na verdade, a maior biodiversidade do planeta é desconhecida, e a maioria do seu território ainda inexplorado pela ciência.
Esse fato muita gente diz que é bom pois o homem destrói tudo e se soubesse de tudo concerteza acabaria também mais por outro lado há plantas que podem curar doenças hoje incuráveis como o câncer que o homem ainda não encontrou .
Dados: 
Mamíferos - 311
Répteis - 600
Anfíbios - 250
Peixes - 2100
Aves - 1200
Aracnídeos - 500
Entre outro.. ( Dados estimados)

Desmatamento


Não é apenas pela sua grandeza e biodiversidade que a Amazônia chama a atenção do mundo. Dados alarmantes sobre a destruição das florestas e a ameaça de extinção de muitas espécies também costumam ser assunto na mídia.
  • Para ter uma ideia da gravidade da situação, faça o seguinte exercício: some os territórios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santos. Reúna um exército incansável armado com motosserras e tratores que dizime toda a cobertura vegetal desses três estados. Imagine essa área imensa pelada, sem árvores, substituídas por pastagens, plantações de soja e muita terra queimada. Esse é o cenário geral do desmatamento na Amazônia: 700 mil km² de floresta destruídos em cinco décadas de ocupação predatória e desorganizada. Só nos últimos cinco anos foram mais de  100 mil km² desmatados, uma área maior do que a de Portugual           Revista Amazônia 2007
Queimas , construções de hidrelétricas , exploração de minérios com uso de mercúrio, abertura de estradas empreendimentos agropecuários, crescimento urbano desordenado exercem enorme pressão sobre a floresta, e o resultado é que 17% da cobertura original da Amazônia brasileira deixou de existir. As áreas mais desmatadas ficam a sudeste e a leste, no chamado Arco de Desmatamento, registrado exaustivamente nas imagens geradas por satélites que monitoram a região.


A destruição da floresta afeta não só a Amazônia, mas todo o planeta. Além  da perda de muitas espécies da flora e da fauna e da ameaça a povos e culturas tradicionais da região, o desmatamento afeta o ciclo das águas e adiciona cerca de 200 milhões de toneladas de carbono a atmosfera, colocando o Brasil entre os 10 maiores vilões do aquecimento global. Num cenário pessimista, a temperatura do bioma poderá aumentar 8ºC. A alteração do regime de chuvas proporcionada por altas temperaturas e pelo desmatamento pode extinguir a floresta em alguns anos.

A Amazônia tem futuro?

Há muito a ser feito, começando pela aplicação consciente e sistemática do conceito de desenvolvimento sustentável. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da sociedade moderna cem comprometer as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Além de implantação de projetos que tenham como suporte o conceito de desenvolvimento sustentável, vários estudiosos apontam que uma das ações mais importantes para a Amazônia é ordenar o avanço da fronteira agrícola. O cultivo de soja, por exemplo, vai seguindo para o norte de Mato Grosso, em direção aos estados do Amazonas e Pará. Estradas clandestinas, exploração ilegal de madeira e caça de animais silvestres seguem no rastro dessa expansão.
Já existem na Amazônia ( como em outros biomas) várias iniciativas de controle ambiental, o que é um primeiro passo para a sua preservação.

O que nós, cidadãos comuns, devemos fazer como consumidores? 

  • Nunca comprar animais silvestres como animais de estimação ou sem autorização do Ibama. Issé ilegal e colabora para a extinção de várias espécies.
  • Sempre que formos comprar algum produto feito de madeira, verificar se a madeira é certificada, ou seja proveniente de projetos de manejo sustentável.
  • Quando  compramos peças de artesanato, dar preferências ás  elaboradas com fibras, sementes e cascas em detrimento das que têm penas e peles de animais.
  • Comprar para nós e para presentear livros que tratam da Amazônia. Há belos livros para todas as idades.


Bom galera essa é a Amazônia esperam que tenham gostado e aguardem sobre os demais biomas !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário