terça-feira, 3 de maio de 2011

Bioma Amazônia

Bom pessoal continuando a serie de postagens sobre biomas vou começar com os biomas brasileiro e o primeiro deles é a Amazônia. As postagens sobre esse bioma será fracionada pois é um conteúdo muito vasto e obviamente não dá pra resumir , bom mais chega de enrolação...

A Amazônia  está em evidência. Nos últimos anos , seu futuro tem sido discutido de maneira incansável por pesquisadores, políticos, mídia e sociedade em geral, tanto no Brasil como no mundo. Não é pra menos; afinal, ela é um ícone mundial da biodiversidade, onde está a maior bacia hidrográfica, a maior floresta tropical e o maior conjunto de espécies de seres vivos do planeta.
Contudo, João Meirelles filho, estudioso desse bioma afirma que "  a  Amazônia é mais falado do que conhecida, mais discutida do que vivida, mais mito do que realidade".
Ao final dessas reportagens vamos ver se vocês concordam com ele ou não

Por muitos anos, a Amazônia foi vista como o "Pulmão do Mundo" e como um imenso "tapete verde e homogêneo", sem gente e sem história.Entretanto, pesquisas comprovaram que o oxigênio produzido na Amazônia é consumido por ela mesma, e o que nos mapas parece ser uma floresta plana e sem fim na verdade é um grande mosaico de paisagens, de ecossistemas diferenciados e de múltiplas culturas.
As várias "fazes" da Amazônia são definidas pelo relevo, pelos tipos de solo e pela distância dos rios. Planaltos, serras, rios de todas as extensões, pântanos, manguezais, florestas úmidas e secas, indígenas, ribeirinhos, centros urbanos e tantos outros elementos compõem o maior bioma do mundo.
São impressionantes os números da Amazônia. O bioma inteiro tem aproximadamente 6,5 milhões de km² , espalhados por nove países sul-americanos. No Brasil abrange 4.196.943 km², o que corresponde a 49,29% do território. Nove estados brasileiros estão incluídos na área desse bioma. Não é de admirar a pressão ecológica internacional e a presença constante das Forças Armadas do Brasil no território que corresponde a esse bioma.
De sua posição geográfica, segundo Aziz Ab'Sáber, "resultou uma fortíssima entrada de energia solar, acompanhada de um abastecimento quase permanente de massa de ar úmido, de grande estoque de nebulosidade, de baixa amplitude térmica ( a diferença entre a maior e a menor temperatura registrada em uma região) anual e ausência de estações secas pronunciadas em quase todos os seus subespaços regionais(...)."
O conjunto desses elementos  determinou um clima equatorial úmido com temperaturas elevadas e chuvas rápidas e concentradas ( precipitações médias entra 1.500 e 3.250 mm anuais). Apesar das variações regionais, o clima amazônico é considerado um dos mais homogêneos e de ritmo anual mais constante do Brasil inter tropical.

Bom pessoal  vou para por aqui se não fica muito extenso atá a próxima reportagem !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário