segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cinzas de vulcão ainda preocupam moradores da Islândia

Setecentos moradores deixaram as casas e não há previsão de quando vão voltar.




                 Vamos voltar a falar do vulcão que parou o mundo essa semana. A grande preocupação, neste momento, na Islândia é com a poluição causada pelas cinzas. A população tenta se proteger como pode.

                 As casas que estavam no caminho das cinzas ficaram assim: cobertas de uma lama negra. Em uma casa, a mesa que ficava na varanda acabou coberta com quase cinco centímetros de cinzas. Setecentos moradores deixaram as casas e não há previsão de quando vão voltar.
                 A principal estrada da região foi interrompida. O rio cheio de cinzas invadiu a pista e levou tudo. Um fazendeiro conta que ficou assustado quando viu a nuvem de cinzas avançar lentamente sobre sua propriedade. E que só houve tempo de levar os animais para dentro do celeiro, fechar a casa e ficar escondido lá dentro.
                 Uma geóloga faz parte de uma equipe de cientistas que está na Islândia para tentar compreender o que pode acontecer daqui para frente. 
                  Ela passa o dia ouvindo a mesma pergunta de jornalistas do mundo todo e das autoridades do país: quando a erupção vai parar?
                  Ela diz que não há previsão. E mais: que é preciso entender que a terra está viva e que as pessoas não têm poder sobre ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário