sábado, 9 de outubro de 2010

Especial de Aniversário !

Bom pessoal, é com um gostinho de tristeza e com muita legria que escrevo a ultima repotagem de aniversário, pois apesar de escrever está começando uma ano novo e com ele tenho ceteza que virá grandes alegrias.
Pensei muito no que escrever na ultima reportagem , e cheguei a uma conclusão: quero falar para você o quanto é agressivo para o meio ambiente e para a gente a produção de papel, que é uma coisa que jogamos fora toda hora.

O papel é um afeltrado de fibras unidas tanto fisicamente (por estarem entrelaçadas a modo de malha) como quimicamente por ligações de hidrogênio.As fibras para sua fabricação requerem algumas propriedades especiais, como alto conteúdo de celulose, baixo custo e fácil obtenção — razões pelas quais as mais usadas são as vegetais. O material mais usado é a polpa de madeira de árvores, principalmente pinheiros (pelo preço e resistência devido ao maior comprimento da fibra) e eucaliptos (pelo crescimento acelerado da árvore). Antes da utilização da celulose em 1840, por um alemão chamado Keller, outros materiais como o algodão, o linho e o cânhamo eram utilizados na confecção do papel.

Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo,evitaque uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar.

Ai vem a pergunta; Porque então que não reciclamos grande parte de nosso lixo?
Pois reciclar custa 15 vezes mais do que jogar o lixo noas aterros sanitários! 

Esse é um grande problema, pois as nossas autoridades acham mais fácil jogar o lixo nos aterros. Mas essa atitude custa caro, pois na decomposição do lixo, há a produção de chorume ( líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. Esses processos, somados com a ação da água das chuvas, se encarregam de levar compostos orgânicos presentes nos lixões para o meio ambiente.) na maioria das vezes penetram o solo a atingem o lençol freatico consequentemente poluindo-o, ou também ele pode chegar até os rios, matando grande parte da biodiversidade desse rio e consequentemente indo para o oceano.


Bom, a menssagem de hoje, é para vocês pensarem na importância da reciclagem, e começarem a separar o seu lixo para evitar que principalmente na produção de papel mais árvores sejam derrubadas ilegalmente e consequentemente acabando com a nossa fauna e flora !

Nenhum comentário:

Postar um comentário