sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Apenas consequência

Chuva e neve vistas do espaço (BBC Brasil)


Nuvens cobrem a região Sudeste do Brasil, onde centenas de pessoas morreram devido aos deslizamentos e força das correnteza. As regiões mais afetadas foram a região metropolitana e interior de São Paulo, e principalmente, na região serrana do Rio de Janeiro


 
Bom pessoal começo essa postagem mostrando uma das imagens da BBC Brasil foto de satélite, das chuvas que estão ocorrendo principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo. Como temos visto nos noticiários há vários dias, enchentes e desmoronamentos estão ocorrendo por causa da grande quantidade de chuva. Mas o blog se pergunta: será que o único motivo desse desmoronamentos e enchentes é apenas a grande quantidade de chuva? O quais são os fatores que fizeram com que chovesse tanto?
 
Como sabemos o relevo das cidades do Rio e São Paulo apresenta muitos morros, o que fez com o crescimento desenfreado das cidades obrigassem as pessoa a construir suas casa nesses morros, obviamente desmatando esse lugares. Então ai já esta uma das respostas da nossa primeira pergunta, o desmatamento desses morros sem nenhum planejamento, torna o solo sem nenhuma sustentação pois quem faz e isso são as raízes das árvores, assim logo que uma grande quantidade de chuva desce o solo encharca e sem a sua sustentação ele acaba descendo.
A quantidade de produtos que consumimos no nosso dia a dia cada vez só aumenta, consequentemente aumentando a quantidade de lixo que produzimos, até ai todo nós sabemos. Mas o que está acontecendo é que muitas pessoas ou por falta de informação ou porque não tem nenhuma educação jogam esse lixo nas ruas, ou até pior jogas os seus lixos nos rios o que desencadeia o fenômeno denominado assoreamento, que é o acumulo de lixo entulho e areia no fundo dos rios, o que faz com que os rios suportem cada vez menos água , provocando as tão temidas enchentes em épocas como essa de grande quantidade de lixo.
 
Há tempos que quase todos os meses vemos nos noticiários as enchentes nessas regiões. De acordo com a meteorologia, a chuva resultou de três fenômenos. O primeiro é o fluxo de ar úmido que todo ano segue da região amazônica em direção ao Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. Esse fluxo é intensificado pela evaporação das águas do Oceano Pacífico na região equatorial e do Oceano Atlântico no Caribe. Pois bem. Neste verão, o efeito El Niño aqueceu as águas do Pacífico equatorial em 2 graus. As águas do Caribe, por sua vez, também estão 1 grau mais quentes. A maior temperatura aumentou ainda mais a intensidade da umidade vinda do Norte, tornando-a mais propensa a provocar chuvas fortes.O segundo fator que concorreu para a formação de temporais em São Paulo e no Sudeste foi o aquecimento do Atlântico – em 1,5 grau – na sua porção próxima à costa do Sudeste brasileiro. O terceiro fator é a temperatura das cidades que estão muito assima do normal. O calor favorece o aquecimento do solo, que por sua vez esquenta o ar. Este fica mais leve e sobe, formando nuvens carregadas. É um ciclo infernal de retroalimentação.
 
Bom pessoal como já falei nas postagens anteriores, o aumento das temperaturas são uma consequencia do aquecimento global, então a resposta simples e direta para a nossa segunda pergunta é: esse chuvas em abundância são principalmente consequencias do aquecimento global !
 
Esperamos que gostem de nossa análise sobre esse cenário horrível que está se passando nos estados do sudeste principalmente !
 
# Morg

Nenhum comentário:

Postar um comentário