sábado, 30 de abril de 2011

Peixes abissais


A zona abissal é a região mais profunda dos oceanos, onde a luz solar é incapaz de chegar. Considerada o maior ecossistema do planeta, esta região localizada abaixo de 2 mil metros de profundidade cobre 60% da superfície do globo terrestre e abriga uma gama de criaturas nada convencionais.

Estes seres desenvolveram estratégias de sobrevivência sofisticadas para driblar as condições de frio, escuridão, pouca disponibilidade de alimentos e dificuldades quanto à reprodução (estima-se que, para cada fêmea sexualmente amadurecida existam de quinze a vinte machos).

Assim, algumas espécies de peixes abissais possuem, dentre suas excentricidades, a capacidade de apresentar luzes no próprio corpo, utilizadas para atração de parceiros e para encontrar e/ou atrair possíveis presas, visto que em razão de quase ausência de algas nestas profundidades, a maioria destes indivíduos apresenta hábitos carnívoros.

O Kryptophanaron, gênero de espécies caribenhas, apresenta uma cavidade sob os olhos que emite luzes; outras espécies têm uma forma de haste com um farol na ponta; o Pachystomias, (peixe-dragão) possui uma gama de células fosforescentes em seu comprimento.

Quanto à reprodução, estes seres desenvolveram certas estratégias, como a adotada pela espécie Gonostoma gracile, na qual o indivíduo amadurece sexualmente como macho em um ano e, no ano seguinte, como fêmea. Há vários outros exemplos, como o que ocorre na família dos Paralepidídeos, na qual os indivíduos são hermafroditos, podendo fecundar a si mesmos.

Como a disponibilidade de alimento é escassa, bocas gigantescas e estômagos maiores ainda permitem que estes seres se alimentem, muitas vezes, de indivíduos maiores que eles mesmos, garantindo fonte energética por um período de tempo maior.

Devido a estas adaptações, a aparência destes animais chega a ser bizarra! 
Muitos de vocês podem achar esses bichos nojentos, estranhos, aberração da natureza mais como o próprio texto diz  eles acabaram se tornando assim por causa das suas adaptações e sem elas não sobreviveriam, e até já foram noticiados casos de pescadores que acabaram pegando esses animais em suas redes e quando traziam para a superfície eles mesmo na água acabavam morrendo porque a água rasa pois as condições do ambiente são bem diferentes a começar com a incidência de luz.




  

Fossas Abissais

Bom pessoal como foi sugerido pelo leitor João Victor, esta ai a reportagem sobre as Fossas Abssais, mais não vai parar por ai, também irei escrever sobre os animais que vivem nestes lugares!!
Espero que gostem !!




Fossas abissais ou oceânicas são áreas deprimidas e profundas do piso submarino. Possuem dimensões hemisféricas, sendo porém, estreitas em largura. Tal área do relevo oceânico pode atingir até 11 km de profundidade.

A temperatura nas fossas oceânicas pode ser deveras reduzida, variando normalmente entre 0 e 2 graus. A maior das fossas oceânicas conhecidas é a depressão Challenger, na Fossa das Marianas, com 11033 metros de profundidade (a fossa das Marianas localiza-se a leste do arquipélago das Filipinas).
As fossas se formam nas chamadas zonas de subducção, trechos da crosta terrestre onde as placas tectônicasconvergem, colidem, e uma delas, a de maior densidade penetra embaixo da outra de menor densidade. Como resultado forma-se uma grande depressão no solo submarino. Um perfeito exemplo deste fenômeno é a Fossa do Atacama, próximo a Peru e Chile, que restultou do choque entre uma placa continental sul americana e a placa oceânica de Nazca.




A despeito do que se possa imaginar, há vida em abundância em tais áreas, com destaque para os moluscos,esponjas, anêmonas do mar e uma variedade de peixes cegos (peixes abissais), repletos de filamentos fluorescentes. A pressão nos locais onde vivem tais criaturas é tamanha que poderia esmagar até uma baleia. É um ambiente de total escuridão onde muitos dos animais alimentam-se de restos e cadáveres dos peixes das camadas superiores.
É no Oceano Pacífico ocidental que se encontra o maior número de fossas, sendo também estas as mais profundas, com seis delas superando os 10000 metros de profundidade. A curiosidade destas depressões é que as mesmas não se localizam em um ponto ao centro de cada oceano, porém junto às costas das ilhas vulcânicas e continentes. O fenômeno é prefeitamente compreensível  à luz da teoria tectônica de placas (teoria da geologia que descreve os movimentos de grande escala que ocorrem na litosfera terrestre) e da deriva dos continentes (teoria que trata do movimento dos continentes relativos um ao outro).
Principais fossas oceânicas, em ordem de grandeza:
  • Fossa das Marianas – 11033 m
  • Fossa de Tonga – 10882 m
  • Fossa das Kurilas – 10542 m
  • Fossa das Filipinas -10540 m
  • Fossa de Kermadec -10047 m
  • Fossa de Izu-Bonin (também chamada fossa de Izu Ogasawara) -9780 m
  • Fossa do Japão – 9000 m
  • Fossa de Porto Rico -8605 m
  • Fossa do Atacama (também chamada fossa do Peru-Chile) -8065 m
Com exceção da fossa de Porto Rico, localizada no Oceano Atlântico, todas as outras fossas acima localizam-se no Oceano Pacífico.


domingo, 24 de abril de 2011

Guardiões da Natureza

Olá pessoal esse vídeo foi postado no site do National Geographic e vale a pena assistir. Espero que gostem !!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dias da Terra !!


Em 1970, o senador e ativista ambiental dos Estados Unidos Gaylord Nelson criou o Dia da Terra. Longe de ser um dia para comemorações, a data foi instituída como forma de alertar e discutir questões ambientais no mundo todo.
Nesse dia, milhões de pessoas se reúnem com o objetivo de aumentar a consciência ambiental, incentivando o uso sustentável dos recursos naturais, a diminuição da destruição da biodiversidade, desmatamento e ameaças à vida no planeta.
O Dia da Terra é uma data comemorativa que não é controlada ou organizada por uma entidade específica. Por isso, temos iniciativas diferentes, nos mais diversos locais
Neste dia não fique ai parado, aproveite este dia para tomar alguma iniciativa que possa ajudar a melhorar o meio ambiente. Como por exemplo começar a separar os lixos recicláveis, ou andar sempre com um meio alternativo para ir nos lugares como a bicicleta ou o sistema de revezamento onde 3 ou 4 vizinhos se revezam durante a semana para levar os filhos á escola, limpar a praça perto da sua casa, ajudar no plantio de alguma área em reflorestamento.
Tenho certeza de que com essas e outras ações você não vai se sentir um inútil ai na frente do seu computador sem saber o que fazer!!
Curiosidades da Terra
Tem em torno de 4,5 bilhões de anos
Tem 510,3 milhões de km2 de área total
Aproximadamente 97% da superfície da Terra é composta por água
O ponto mias alto da Terra é o Everest no Nepal - China com aproximadamente 8.800 metros
A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 Bilhões !!

Bom pessoal ai estão essas duas reportagem sobre o Dia a Terra !!
Beijos e até a próxima  !!

Dia da terra !!!

Olá pessoal, neste Dia da Terra  vou fazer algumas postagens especiais sobre vários assuntos abordando esse tema. Vou colocar algumas reportagens de alguns sites e também vou escrever um pouco desse dia.

15 Fotos da natureza para comemora o Dia da Terra


Foto de leões marinhos australianos de 1986 é um dos destaques da seleção // David Doubilet(David Doubilet) A Liga Internacional dos Fotógrafos de Conservação (ILCP na sigla em inglês) reuniu 40 imagens da natureza para celebrar o Dia da Terra. Com cenas da natureza selvagem e de animais, algumas das fotografias escolhidas por fotógrafos de todo o mundo serão leiloadas como forma de exaltar a preservação e o respeito com o meio ambiente.

Confira 15 delas na galeria de fotos a seguir.

O fotógrafo encontrou coragem para registrar de perto essas flores que nascem debaixo d'água // Frans Lanting/Divulgação (Frans Lanting/Divulgação) Em um lugar cercado de crocodilos, o fotógrafo encontrou coragem para registrar de perto essas flores que nascem debaixo d'água.
O fotógrafo Tom Mangelsen registrou uma espécie de dança entre dois ursos polares no Canadá // Tom Mangelsen/Divulgação (Tom Mangelsen/Divulgação) Em 1989, o fotógrafo Tom Mangelsen registrou uma espécie de dança entre dois ursos polares no Canadá.
Em 1992, a areia, as águas e a iluminação do sol no cânion gerou um espetáculo de cores em um penhasco no Arizona // Jack Dykinga/Divulgação (Jack Dykinga/Divulgação) Em 1992, a areia, as águas e a iluminação do sol no cânion gerou um espetáculo de cores em um penhasco no Arizona.
Bisões caminham pela paisagem congelada no parque estadual em Minnesota // Jim Brandenburg/Divulgação (Jim Brandenburg/Divulgação) Bisões caminham pela paisagem congelada no parque estadual de Blue Mounds, em Minnesota.
Pedaço da face de um lobo é vista nas árvores de floresta // Jim Brandenburg/Divulgação (Jim Brandenburg/Divulgação) Pedaço da face de um lobo é vista nas árvores de floresta.
Elefantes descansam em lago de Botsuana em foto de 1989 // Frans Lanting/Divulgação (Frans Lanting/Divulgação) Fotografias dos último 100 anos entraram na disputa. Esta cena foi capturada em Botsuana, em 1989, pelo fotógrafo Frans Lanting.
Durante passagem pela Índia, o fotógrafo viu um leopardo passeando pela neve // Steve Winter/Divulgação (Steve Winter/Divulgação) Durante passagem pela Índia, o fotógrafo viu um leopardo passeando pela neve. A imagem foi publicada na National Geographic Magazine em junho de 2008.
A água congelada cria uma espécie de espelho para um urso que passeia na ilha Baffin // Paul Nicklen/Divulgação (Paul Nicklen/Divulgação) A água congelada cria uma espécie de espelho para um urso que passeia na ilha Baffin.
Lobo branco dá um salto arriscado nas águas geladas // Jim Brandenburg/National Geographic (Jim Brandenburg/National Geographic) Lobo branco dá um salto arriscado nas águas geladas.
Tartarugas de Galápagos são vistas em um lado depois de erupção vulcânica // Frans Lanting/Divulgação (Frans Lanting/Divulgação)Frans Lanting capturou as tartarugas de Galápagos. O fotógrafo flagrou o grupo em um lago, próximo a uma erupção vulcânica, e teve sua obra entre as selecionadas.
O lago Naknek foi a estrela desta foto de 1998 // Robert Glenn Ketchum/Divulgação (Robert Glenn Ketchum/Divulgação) Conhecido como abrigo de ursos pela maioria dos fotógrafos, o lago Naknek foi a estrela desta foto de 1998
Um orix caminha solitário por dunas de areia // Jim Brandenburg/Divulgação (Jim Brandenburg/Divulgação) Um orix caminha solitário por dunas de areia.
Três arraias em preto e branco // David Doubilet/Divulgação (David Doubilet/Divulgação) Três arraias passeiam pelas águas da Ilha Cayman.
Foca gigante oferece a presa para o câmera // Paul Nicklen/Divulgação (Paul Nicklen/Divulgação) Depois de matar um pintinho, foca gigante oferece a presa para o câmera.

Bom pessoal essa foi uma reportagem que o portal do MSN colocou e eu á achei muito interessante e representa um pouco do Dia da Terra !! 


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Documentário BBC - 02 continuação

Bom pessoal vou escrever um pouco sobre os animais dos quais mostrei nos videos da segunda postagem da BBC

Focas - Caranguejeiras

As focas caranguejeiras ( Lobodon Carcinophagus) é a espécie de mamifero  mais numerosa  no mundo e são curiosamente chamado de caranguejeiras mais a sua presa não é caranguejo, mas krill antártico. Eles são encontrados em todo o gelo que circunda o continente antártico, muitas vezes em quantidades mais concentradas nas bordas. A cor da pele varia de cinza escuro a cinza claro; seu peso pode varias de 200kg á 300kg podendo chegar de 2,2 à 2,6 metros.
Se alimenta exclusivamente de krille, em especial o krill antártico em 98%. A estrutura dos seus dentes não lhe permitem pegar presas grandes, é como uma peneira ou tela como um filtro que permite a entrada de água e alimentos retidos. 
Vive em pequenos grupos familiares, onde o periodo de gestação é de onze meses e o filhote nasce com mais ou  menos 33kg. Esse animais possuem uma caracteristica de que quando sentem que estão preste a morrer nadam para um lugar bem longe e morrem, e a sua carcaça é comida por vários animais, quando se enganam ficam com várias sicatrizes. Seu principal predador são as baleias assassinas .





Peixes- Voadores



A espécie chega a medir até 25 centímetros de comprimento, de corpo alongado, dorso azul-acinzentado, flancos prateados e ventre claro, nadadeiras pélvicas muito curtas, peitorais extremamente desenvolvidas e caudal furcada com lobo inferior maior. Também é conhecida pelos nomes de cajaleó, cajaléu, coió, holandês, pirabebe, santo-antônio, voador-cascudo, voador-de-pedra e voador-de-fundo.
Quando o peixe-voador salta para fora d'água para "voar" ele pode atingir uma altura de 6 metros e planar por uma distância de 90 metros.
Recentemente uma equipe do canal de televisão japonês NHK filmou um peixe-voador planando no ar durante 45 segundos, no que pode ser o vôo mais longo já gravado da espécie marinha. O peixe voador habita a água salgada, é encontrado em todos os oceanos e tem reproducão interna.


Macacos Prego


Os macacos-prego vivem nas Américas. Alimentam-se de frutos, nozes, sementes, flores, insetos, ovos e pequenos vertebrados. Podem viver em bandos de até 50 indivíduos. Os macacos-prego são considerados os primatas mais inteligentes das Américas. É o único primata neotropical que frequentemente utiliza ferramentas em ambiente natural. As ferramentas mais comuns são pedras utilizadas para quebra de frutos encapsulados (cocos), também utilizam varetas para capturar larvas de insetos e mel de ocos de árvores, e pedras para cavar o solo em busca de raízes comestíveis.
Existem relatos que são capturados por tipo de Gavião chamado de Gavião Pega Macaco ou Uiraçu-falso (Morphnus guianensis). Outros tipos de predadores são: cobras da família da jiboia, águias como a harpia e alguns felinos de porte maior que ele.Ocorre uma vez ao ano, com uma única cria (gêmeos são raros), cujo período de gestação é de cerca de 6 meses. Os adultos pesam entre 1,1 kg e 3,3 kg, enquanto os filhotes têm peso de cerca de 260 gr.
Macaco-prego no Parque Estadual do Tietê

Documentário BBC - 03

Olá pessoal me desculpem por não ter colocado postagens essa semana mais é que o meu tempo está muito corrido, mas vou aproveitar esse feriado para colocar tudo o que estou devendo para vocês !!
Bom ai está mais 3 vídeos do documentário da BBC onde fala os desafios da vida dos animais. 






sábado, 9 de abril de 2011

Biomas Brasileiros


Nesta reportagem vou apenas dar uma introdução aos biomas brasileiro para que não fique muito extenso e cansativo 

Hoje se fala muito em “biomas”. Palavra um tanto estranha até pouco tempo atrás. Entretanto, na sua fala em um evento organizado pela Itaipu Binacional, o famoso físico Fritjof Capra disse que “não há como promover um desenvolvimento sustentável senão adaptado a cada bioma”. Portanto, buscar os caminhos do desenvolvimento no mundo de hoje exige, pressupõe que conheçamos o bioma onde vivemos.
Especialistas definem assim o que é um bioma:

Bioma é conceituado no mapa como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condiçõesgeoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.

Em outras palavras, um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais ou menos uniforme, tendo uma história comum em sua formação. Por isso tudo sua diversidade biológica também é muito parecida.
O desafio é que, para se adaptar bem ao bioma em que vivemos, para não destruí-lo – se já não foi destruído – precisamos estudá-lo e compreendê-lo. É o que se chama de educação contextualizada. Assim, um amazônidadeveria aprender na escola as características do bioma Amazônia. O mesmo com um caatingueiro. O mesmo com um habitante do Cerrado.
Aqui, de forma muito simples, vou apenas listar os seis grandes biomas que compõem o território brasileiro. Há quem fale em sete, com a inserção de certos ambientes litorâneos. Há ainda quem fale em oito, com a inclusão do território brasileiro na Antártida. Porém, vamos ficar com os oficiais. Conhecer melhor cada um cabe a cada cidadão que quer um mundo mais justo e mais respeitoso do planeta em que vive. Começamos nosso respeito pelo planeta ao respeitarmos nosso bioma.

Biomas Continentais Brasileiros
Área Aproximada (km²)
Área / Total Brasil
Bioma AMAZÔNIA
4.196.943
49,29%
Bioma CERRADO
2.036.448
23,92%
Bioma MATA ATLÂNTICA
1.110.182
13,04%
Bioma CAATINGA
844.453
9,92%
Bioma PAMPA
176.496
2,07%
Bioma PANTANAL
150.355
1,76%
Área Total Brasil
8.514.877