quarta-feira, 20 de abril de 2011

Documentário BBC - 02 continuação

Bom pessoal vou escrever um pouco sobre os animais dos quais mostrei nos videos da segunda postagem da BBC

Focas - Caranguejeiras

As focas caranguejeiras ( Lobodon Carcinophagus) é a espécie de mamifero  mais numerosa  no mundo e são curiosamente chamado de caranguejeiras mais a sua presa não é caranguejo, mas krill antártico. Eles são encontrados em todo o gelo que circunda o continente antártico, muitas vezes em quantidades mais concentradas nas bordas. A cor da pele varia de cinza escuro a cinza claro; seu peso pode varias de 200kg á 300kg podendo chegar de 2,2 à 2,6 metros.
Se alimenta exclusivamente de krille, em especial o krill antártico em 98%. A estrutura dos seus dentes não lhe permitem pegar presas grandes, é como uma peneira ou tela como um filtro que permite a entrada de água e alimentos retidos. 
Vive em pequenos grupos familiares, onde o periodo de gestação é de onze meses e o filhote nasce com mais ou  menos 33kg. Esse animais possuem uma caracteristica de que quando sentem que estão preste a morrer nadam para um lugar bem longe e morrem, e a sua carcaça é comida por vários animais, quando se enganam ficam com várias sicatrizes. Seu principal predador são as baleias assassinas .





Peixes- Voadores



A espécie chega a medir até 25 centímetros de comprimento, de corpo alongado, dorso azul-acinzentado, flancos prateados e ventre claro, nadadeiras pélvicas muito curtas, peitorais extremamente desenvolvidas e caudal furcada com lobo inferior maior. Também é conhecida pelos nomes de cajaleó, cajaléu, coió, holandês, pirabebe, santo-antônio, voador-cascudo, voador-de-pedra e voador-de-fundo.
Quando o peixe-voador salta para fora d'água para "voar" ele pode atingir uma altura de 6 metros e planar por uma distância de 90 metros.
Recentemente uma equipe do canal de televisão japonês NHK filmou um peixe-voador planando no ar durante 45 segundos, no que pode ser o vôo mais longo já gravado da espécie marinha. O peixe voador habita a água salgada, é encontrado em todos os oceanos e tem reproducão interna.


Macacos Prego


Os macacos-prego vivem nas Américas. Alimentam-se de frutos, nozes, sementes, flores, insetos, ovos e pequenos vertebrados. Podem viver em bandos de até 50 indivíduos. Os macacos-prego são considerados os primatas mais inteligentes das Américas. É o único primata neotropical que frequentemente utiliza ferramentas em ambiente natural. As ferramentas mais comuns são pedras utilizadas para quebra de frutos encapsulados (cocos), também utilizam varetas para capturar larvas de insetos e mel de ocos de árvores, e pedras para cavar o solo em busca de raízes comestíveis.
Existem relatos que são capturados por tipo de Gavião chamado de Gavião Pega Macaco ou Uiraçu-falso (Morphnus guianensis). Outros tipos de predadores são: cobras da família da jiboia, águias como a harpia e alguns felinos de porte maior que ele.Ocorre uma vez ao ano, com uma única cria (gêmeos são raros), cujo período de gestação é de cerca de 6 meses. Os adultos pesam entre 1,1 kg e 3,3 kg, enquanto os filhotes têm peso de cerca de 260 gr.
Macaco-prego no Parque Estadual do Tietê

Nenhum comentário:

Postar um comentário