segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Tragédia animal !




Desastre em Ohio chama a atenção para brechas nas leis da vida selvagem em cativeiro nos Estado Unidos



A morte de mais de 50 chamados animais “exóticos” perto de Zanesville, Ohio, é um trágico lembrete de que as leis que protegem a fauna nos Estado Unidos estão cheias de brechas que ameaçam não só os próprios animais, mas também as pessoas.

Uma dessas falhas realmente pode ser fechada em breve. No mês passado, o U.S. Fish and e Wildlife Service (FWS) propôs acabar com a isenção do Programa de Registro de animais selvagens criados em cativeiro que, atualmente, permite que os indivíduos criem seu próprio tigre "genérico" (geralmente com o cruzamento de raças que não podem ser identificada e, portanto, geneticamente inútil para fins de conservação). Se a nova regra passa, os proprietários de todos esses tigres seriam obrigados a registrar os animais com o governo federal e precisariam de licenças ou autorizações para vender os animais e, até mesmo, para sacrificá-los.

As estimativas de quantos tigres são de propriedade privada em os Estados Unidos são altamente controversas. Alguns grupos ambientalistas dizem que pode haver 10.000. No mês passado, a Feline Conservation Federation (FCF) divulgou uma pesquisa que contou 2.884 tigres em jardins zoológicos, centros de natureza e santuários, mas isso obviamente não inclui grande parte do mercado negro que as pessoas alimentam, como o de Terry Thompson de Zanesville, apesar de a FCF saber dele.

Enquanto todos os tigres e leões são protegidos pela Lei de Espécies Ameaçadas, que não regulamenta a propriedade privada destes ou qualquer outra espécie ou vendas dentro das fronteiras de um estado, e uma vez que um animal tenha sido vendido, ele pode ser facilmente transportado (legalmente ou não). Essa é uma brecha ainda maior, e isso está diretamente ligado à tragédia de Zanesville. Cada estado os Estado Unidos têm leis diferentes sobre a propriedade de animais exóticos. No Estado de Nova York é ilegal uma pessoa ter qualquer animal selvagem (não que isso impessa alguma coisa. No Maine, uma pessoa pode ter um animal selvagem após a obtenção da licença. Em Ohio, não há leis proibindo ou restringindo a posse de animais silvestres. A única restrição é que animais não domesticados trazidos para o Estado devem realizar um visto de entrada com um certificado de saúde.

Essa falta de leis estaduais que protegem a fauna tornam-se paraísos para os leilões de animais exóticos onde (muitos deles de espécies ameaçadas) são vendidos para colecionadores particulares e ranchos de caça.

Após os trágicos eventos em Zanesville, muitos defensores estão pedindo novas leis para acabar com esses leilões. "Temos alguns leilões de animais em Ohio que tem que acabar. E temos de ter um processo de licenciamento rigoroso", disse Jack Hanna, diretor do Columbus Zoo and Aquarium.

Em várias aparições na TV, Hanna disse que qualquer nova legislação não afetaria instalações de reprodução legítima, que são parte vital do processo de conservação e parceiros importantes para jardins zoológicos e santuários de animais.

Enquanto pessoas continuam pensando que podem domar a natureza e colocá-la em uma gaiola, outro Zanesville está virando a esquina.
Fonte: Scientific American Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário