quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Achei que conhecia o mar…

"André Modenesi - produtor da série Globo Mar
Cresci sendo levado à praia, quase todos os fins de semana. Depois da minha cota de tatuís, picolés, mate e mergulhos “no rasinho”, eu achei que conhecia o mar.

Crescendo fui apresentado a outros mares: o frio das praias exuberantes da Região dos Lagos, o quente do Nordeste, o verde de Angra dos Reis. Como toda a minha geração, me arrisquei no body-board e, depois da minha cota de séries, arrebentações, tombos e caixotes, eu achei que conhecia o mar.
Aprendi, em temporadas de verão supervisionadas pelos guarda-vidas do Posto 6, em Copacabana, algumas manhas das correntezas e do salvamento na água – além de descobrir que eles se irritam muito quando são chamados de salva-vidas: o certo é mesmo guarda-vidas. E depois da minha cota de valas, valões, graus de afogamento e nado de aproximação, eu achei que conhecia o mar.
Cresci mais e quis mergulhar. Visitei, por baixo, a paisagem marinha de Fernando de Noronha, Arraial do Cabo e Angra dos Reis. Nadei na sombra de uma arraia manta, vi naufrágios de navio e helicóptero, procurei polvos camuflados, me assustei com barracudas e depois da minha cota de regulador, octopus, procedimentos de segurança e desabamento frontal, eu achei que conhecia o mar.
Então veio o Globo Mar, e eu descobri as sutilezas da pesca do atum, a complexidade da indústria do petróleo, a garra das remadoras da va’a, a fascinação dos surfistas por ondas gigantes, o doce trabalho dos caroneiros e o aperto das acomodações a bordo. Nadei com golfinhos no Atol das Rocas, segui um tubarão-limão em Fernando de Noronha, acordei de uma noite dormida numa rede, em alto-mar, com a chuva na cara. Revisitei, de outro ângulo, paisagens da minha infância e vi cenas que nunca tinha nem imaginado. E descobri, finalmente, que eu nunca vou conhecer tudo do mar."



Bom, como o próprio produtor disse, o mar é mesmo fascinante, e todo mundo que vai à praia acha que conhece o mar, mas na realidade para conhecermos esse lindo mundo só viajando e mergulhando muito !

Nenhum comentário:

Postar um comentário