domingo, 6 de novembro de 2011

História das coisas

Olá pessoal por vários motivos e pelo citado na postagem anterior eu não puder fazer a análise desse vídeo então agora irei fazer. E para quem não viu o vídeo o link esta ai http://novosmeiosdeviver.blogspot.com/2011/09/pessoal-esse-quem-nao-viu-e-muito-bom.html

De onde vem todas as coisas que compramos e para onde vão quando nos desfazemos dela? Essa é a pergunta central desse vídeo e logo depois ela apresenta a explicação formal para essa pergunta que vem nos livros que é o ciclo linear de extração, produção distribuição, consumo e tratamento de lixo e logo ela fala, não se pode gerir um sistema linear em um planeta finito.
Essa frase representa totalmente o sistema em que vivemos hoje um sistema em crise onde trabalhamos para consumir, a cada dia novos produtos são lançados no mercado para que possamos ir as comprar e engordar as corporações. E durante o vídeo ela vai falando do sistema capitalista como ele esta em crise, o problema das corporações serem maiores que os governos e conseqüentemente as ações deles serem voltadas para o beneficio delas.
Mais o que eu queria chamar atenção de vocês neste vídeo são dois pontos o primeiro é a extração, que é uma palavra pomposa para exploração dos recursos naturais ,que por sua vez é uma palavra pomposa para destruir o planeta. Onde acabamos com as árvores, poluímos os rios, acabamos com as montanhas para retirar minérios acabamos com a fauna e depois de fazer isso tudo com o nosso país vamos para outros do terceiro mundo para acabar com os recursos deles também ( que é o caso do Brasil que vem constantemente sendo explorado por pessoas de outros países principalmente por fazendeiros criadores de gado e outras atividades como plantações de grãos) assim enfrentamos o primeiro limite do sistema, pois estamos ficando sem recursos naturais.
Durante apenas as três ultimas décadas foram consumidos 33% de todos os recursos naturais mundiais, 75% das zonas de pesca do mundo estão sendo explorada ao máximo ou além da sua capacidade, desapareceram 80 % das florestas originais do planeta simplesmente desapareceram, simplesmente estamos debilitando a capacidade do nosso planeta para sustentar o nosso modo de vida.
A situação esta cada vez mais se tornando impossível de se sustentar, pois com esse ritimo logo logo teremos um mundo de concreto quase impossível de se viver ,ou até tentaremos achar outro para nós mudarmos, mais até agora SÓ TEMOS ESSE PLANETA e teremos que fazer algo para que essa situação mude ou seremos todos exterminados
O consumo exagerado que está ocorrendo vem contribuindo para uma maior exploração dos recursos naturais, pois apenas 1% de tudo o que compramos não vira lixo depois de seis meses,consumimos mais hoje do que 50 anos atrás, pois a maioria dos produtos criados são criados com o propósito de : ir para o lixo e assim voltamos a comprar como por exemplo sacola, copos plásticos e até computadores, pois a tecnologia avança tão rápido que logo temos que comprar pois o nosso já esta ultrapassado, ou os produtos são criados com design diferentes para que possamos comprar novos, como por exemplo os sapatos de salto em um ano é fino no outro e largo.
Depois tudo isso vai para o lixo e chegamos a sessão de tratamento do lixo, uma realidade que vivemos de perto pois temos que levá-lo para fora, então todo esse lixo, ou é despejado em um aterro, ou e incinerado e depois despejado em um aterro, poluindo o ar, a água e o solo alterando o clima, um problema que nos últimos anos temos sofrido muito com isso, verões mais quentes e invernos mais frios. Incinera o lixo é uma ação muito ruim, pois todos os produtos possuem tóxicos que ao serem queimados formam novas toxinas como a dioxina o pior tóxico feita pelo homem.
Vocês devem estar pensando e a reciclagem ? Bom a reciclagem ela existe e contribuem com o fato de diminuir a poluição e evitar a retirada de mais matéria prima, mais infelizmente reciclar não é o suficiente, nunca será suficiente por dois motivos : para cada saco de lixo que deixamos na esquina SETENTA sacos de lixo são criados anteriormente ,assim mesmo que pudéssemos reciclar todo o lixo de nossas casas não se chegaria ao coração do problema e além disso grande parte do lixo não pode ser reciclado, ou porque contém muitos tóxicos, ou porque é criado para não ser reciclado como as caixinha de suco que tem camada de metal, papel e plástico todas coladas, não para separa. (INDEPENDENTE DESSES FATOS APRESENTADOS DEVEMOS CONTINUAR RECICLANDO O LIXO ).
Ai está o problema O LIXO, as grandes empresas não estão nem ai para isso, se isso vai polui elas só querem ganhar e ganhar sem pensar nas consequências, como podemos ver esse é um sistema em crise que a todo momento explora ao máximo do nosso planeta levando ele ao extremo e não sabemos que tipo de reação que isso vai dar, pois não podemos ser ingénuos e pensar que podemos desmatar, poluir e extrair e isso ficará sem conseqüência nenhuma. E isso já podemos perceber nas mudanças de clima, nas terras férteis para a plantação tudo esta se esgotando e o tempo também, mais ainda não é tarde se parar agora, ainda da tempo de salvar o planeta.
E o bom é que existem um monte de pessoas que já pensam nisso e  começaram a fazer a sua parte e a criar movimentos onde elas falam em: sustentabilidade, equidade, química verde, zero resíduos, produção em ciclo fechado, energia renovável já esta acontecendo; você pode pensar que é irrealista ou idealista demais para acontecer isso, mais idealista são as pessoas que acham que esse sistema pode continuar do jeito que está, isso não dá mais, temos que dar um BASTA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário