segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Notícias



ONGs protestam no dia da votação do Senado

Acontece amanhã de manhã em Brasília um ato contra as mudanças do Código Florestal, organizado pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável. Representantes das 200 organizações que integram o comitê vão marchar do Congresso Nacional até o Palácio do Planalto, onde entregam assinaturas contra as alterações do texto para a presidente Dilma Rousseff. Um grupo de 800 crianças levará à presidente uma mensagem em defesa das florestas e colorirá o céu com balões verdes biodegradáveis.
A versão do Código aprovada pelo Senado permite atividades econômicas em áreas de preservação permanente às margens de rios e encostas de morros.

Australiano inventa moto ecológica
O protótipo de uma moto que funciona com ar comprimido e pode atingir 100 km/h foi a estrela em salão internacional de motocicletas na Austrália. O motor funciona com um botijão de ar de 18 litros e seu chassi é o de uma Yamaha WR-250. Batizada de Pursuit, ela foi projetada pelo estudante Dean Benstead, da Universidade RMIT, em Melbourne. / KARINA NINNI, COM AGÊNCIAS

Pesquisadores esperam mais de 3 mil filhotes de quilônios no AM
Até meados de dezembro, pesquisadores do projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Aquavert), esperam o nascimento de 3,5 mil filhotes de tartarugas-da-amazônia, tracajás (foto) e iaçás - quelônios que desovam nas praias da Reserva Mamirauá, no Solimões (AM).
Especialistas monitoram ninhos e aguardam a chegada de cerca de 1,8 mil filhotes de tartaruga, 1,1 mil de tracajás e 600 de iaçás. As espécies estão na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A tartaruga-da-amazônia é classificada como dependente de programas de conservação, enquanto tracajás e iaçás são classificados como vulneráveis.
Após a desova, os filhotes são medidos e pesados. Após marcar as fêmeas, são coletadas amostras de sangue ou tecido para testes de paternidade múltipla.
A bióloga Cássia Camillo, responsável pelas pesquisas, explica que, entre esses quelônios, é comum que vários machos fecundem uma fêmea e ela gere filhotes de diferentes pais. 'Se em um ninho vários machos fecundaram a fêmea, é sinal que a população está saudável.'
Fonte : site do msn

Nenhum comentário:

Postar um comentário