sábado, 11 de fevereiro de 2012

Bioma Pantanal part02

Vegetação multicolorida e fauna

Não é atoa que grande parte do Pantanal e da bacia hidrográfica do Prata, que o inclui, é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e Patrimônio Nacional pela Constituição Brasileira.
A exuberante diversidade de espécies vegetais do Pantanal deve-se ao seu contato com outros biomas brasileiros e ao regime de cheia e seca. Da Amazônia, o Pantanal tem espécies como a vitória-régia, o cambará, a almécega e o pateiro. Da mata atlântica encontramos espécies como a peroba-rosa, o guanandi, a piúva-da-mata e a timbaúva. Do cerrado, bioma que exerce maior influência sobre o Pantanal, encontramos o pequi, a lixeira, o jatobá e outras. Em resumo: O Pantanal é um mosaico de matas, cerradões, savanas, campos inundáveis, brejos e lagoas. Na beira dos rios há uma mata de galeria, ou mata ciliar, com espécies vegetais como o tucum, o jenipapo, o cambará, e o pau-de-novato. Co os capões, vegetação típica das cordilheiras ( pequenas elevações que não são alagadas) as matas de galerias são as feições mais típicas do bioma.
As aves que cruzam os céus do Pantanal são um espetáculo à parte. Se você visitar o bioma, ficará fascinado ao ver que, no final da tarde, milhares recolhem-se nos ninhais (árvores com grande quantidade de ninhos). A incrível variedade de cores e tamanhos das aves revela-se nas 463 espécies, como o tucano-bicudo, o biguá, o colhereiro,a curiaca-pantaneira, o carcará a garça-branca e o tuiuiú.
Outra atração do Pantanal é a incrível variedade de peixes de água doce. Com tanta água limpa, não e de admirar que existam 325 espécies, como jaú, pintado, dourado, corimba e as piranhas- que, apesar de pequenas, são carnívoras e temidas. Diferentemente de outros tipos de animais, há peixes endêmicos no Pantanal.
Presença marcante na paisagem do Pantanal são os mais de 35 milhões de jacarés, que nos anos 1980 estiveram perto de desaparecer em função da caça indiscriminada. Mas eles não são os únicos répteis pantaneiros. Há também a temida sucuri e outras 177 espécies diferentes de répteis.
Apesar de menos numerosos que as aves e os peixes, há 124 espécies de mamíferos, como o veado-campeiro, o porco-do-mato, o quati, o macaco-prego, o cervo-do-pantanal, a capivara, a onça-pintada etc. Eles ocupam a planície no fim da estação das cheias, trazendo ao Pantanal cor e movimento.
Apesar da riqueza e da diversidade, no Pantanal também há espécies animais ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, o tatu-canastra, o tamanduá-bandeira, a anta e a arara-azul.

 tuiuiú

 Onça- pintada



Nenhum comentário:

Postar um comentário