domingo, 26 de fevereiro de 2012

Bioma Pantanal part03

Ameaças no Pantanal

Apesar so impactos ambientais e socioeconômicos que vem sofrendo nas últimas décadas, o Pantanal possui 83% de sua área em boa condições de conservação. Prova disso é que o bioma possui espécies saudáveis, como a arara-azul-grande e a ariranha, por exemplo, que em outros biomas estão ameaçadas de extinção. Em função da biodiversidade, do grau de conservação, da extensão e da baixa densidade populacional , o Pantanal é considerado uma das 37 última grandes regiões naturais da Terra.
As cheias anuais aliadas à pouca fertilidade dos solos são os fatores que, historicamente, vêm impedindo a ocupação humana e o avanço da fronteira agrícola, fazendo do Pantanal uma área praticamente intacta. Embora boa parte de suas áreas apresente boas condições e continue inexplorada, o bioma sofre constantes ameaças e tem passado por mudanças lentas, mais dignificativa.
Nos últimos anos, a substituição das pastagens naturais por espécies exóticas, a retirada da vegetação ciliar e o uso de biocidas têm provocado efeitos negativos no bioma. A situação vem se agravando tanto que algumas organizações não governamentais alertam para o risco de seu desaparecimento nos próximos 45 anos.
Atualmente, o Pantanal possui mais de 30 unidade de conservação que cobrem cerca de 4,5 do bioma.



Pessoal esse foi o bioma Pantanal, aguardem que terá mais sobre biomas !

Nenhum comentário:

Postar um comentário