quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Petrobras recolheu 15 mil litros de água oleosa após vazamento


A Petrobras informou nesta quarta-feira que já recolheu do mar 15 metros cúbicos --o equivalente a 15 mil litros-- de água oleosa após o vazamento de petróleo de um poço
operado pela estatal na área do pré-sal, na bacia de Santos.

Segundo a empresa, a água oleaginosa será tratada conforme determina a legislação ambiental.

A Petrobras afirmou que "todos os procedimentos de contingência vêm sendo adotados desde ontem" para conter o óleo, vazado após um rompimento no duto vertical de teste de produção, que liga a plataforma à cabeça do poço. A plataforma opera na área de Carioca Nordeste.
"Os procedimentos foram iniciados logo após a identificação da ocorrência", disse nota divulgada pela estatal.
Três embarcações recolhedoras de óleo percorreram ontem à tarde o local. Além delas, outros dois barcos dão apoio à dispersão mecânica do restante do óleo derramado.
Nesta quarta-feira, foram realizados dois sobrevoos na região, com a presença de representantes do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e da ANP (Agência Nacional do Petróleo). A Petrobras ressaltou que, nessa inspeção, foi identificada apenas uma área com vestígios dispersos de óleo.
As manchas encontradas ocupam uma área de 70 km quadrados, o equivalente a pouco menos de dez campos de futebol. Nos primeiros dias, a área da mancha de óleo formada pelo derramento da Chevron, em novembro, chegou a 163 km quadrados, mas foi de dissipando com o passar do tempo até desaparecer no final daquele mês.
"Todos os recursos de contingência continuam na área e só serão desmobilizados após autorização dos órgãos competentes", frisou a nota divulgada pela estatal, acrescentando que as causas da ocorrência ainda estão sendo investigadas.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário