segunda-feira, 9 de julho de 2012

Comissão internacional rejeita criação de santuário para baleias



A 64ª reunião anual da Comissão Baleeira Internacional (CBI), no Panamá, colocou em votação nesta segunda-feira (2) a proposta brasileira de criar um santuário de baleias no Atlântico Sul. Em votação apertada, a proposta não conseguiu mais de 75% dos votos – o necessário para aprovar o santuário – e por isso foi barrada.
O projeto de criar um santuário foi apresentado por Brasil, Argentina, Uruguai e África do Sul, ainda no ano 2000. Desde então, os países tentam aprová-lo, até agora sem sucesso. A oposição ao santuário é liderada por Japão, Noruega e Islândia, que argumentam que o projeto não tem base científica e que já existe uma moratória da caça a baleia, e portanto não é necessário criar novos santuários.
O Brasil já foi favorável a caçar baleias no passado. A mudança de posição aconteceu após a constatação que oturismo de observação de baleias rende US$ 1,5 bilhão por ano em todo o mundo.
Foto: Instituto Baleia Jubarte
(Bruno Calixto)


Fonte: Blog Época


Bom pessoal, ai está mais uma prova que no sistema em que vivemos sempre irá prevalecer a vontade de quem esta preocupado com o capitalismo, com o consumo. Japão, esse era já bem esperado que vetasse pois com o sistema de caçada de baleias com altos faturamentos, nem em sonho que eles aprovariam esse projeto. Fica ai mais um caso que deve ser pensado, e concerteza nos ajuda a rever os nosso conceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário