quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CURIOSO!! O trânsito de caminhões coloridos no Paquistão

Nossos repórteres Marcos Uchôa e Sérgio Gilz visitaram o país e mostram que o engarrafamento nas grandes cidades do país tem um colorido especial.

                  Uma variedade de veículos impressionante. Meios de transporte são de todo tipo. Os mais primitivos, tem carroça movida a camelo, tem o aperto dos tuktuks e tem os mais comuns.

                  Os ônibus dão aos passageiros duas opções: um lugar inferior ou um superior, no caso desse último com vista desimpedida, ventinho, sol e o bônus de um bronzeado.
                  Mas a maior atração é a possibilidade de se apreciar uma exposição de arte ambulante. Que caminhões são esses? Repare na riqueza de detalhes...
                 Dá pra ver bem porque a maioria passa lentamente. Eles vêm grávidos de nove meses, um excesso de bagagem espetacular.
                Um motorista mata a nossa curiosidade. Ele tem o caminhão há dez anos e cuida dele com o maior carinho. Dentro do caminhão são tantos detalhes que parece até uma árvore de Natal.
                 Nenhum paquistanês compra um caminhão e sai por aí. É inimaginável. Antes é necessário torná-lo algo bem pessoal. É uma trabalheira para uns artistas! O material é barato e a mão de obra também.
                 Madeira, metal, tinta transformam algo igual, impessoal, saído de fábrica numa aquarela, palácio, selva, jardim, lar.
                No Brasil temos os carros alegóricos, mas só no carnaval. No Paquistão os caminhões caminham, se exibem, desfilam o ano todo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário