sábado, 28 de novembro de 2009

Lagartas de até 20 centímetros invadem bairro de Londrina 23/11/2009

As lagartas coloridas apareceram há uma semana. Os biólogos garantem que elas não são venenosas, nem queimam, só fazem mal às árvores.

                 Lagartas coloridas de até 20centímetros invadiram um bairro de Londrina, no norte do Paraná.

                 As imagens são de arrepiar para quem se incomoda com esses bichinhos. Os biólogos garantem que elas não são venenosas, nem queimam, só fazem mal às árvores.
                  Foi Marileide viu a ameaça na porta de casa. "Ai, eu tenho medo. Só de ver já estou passando mal", diz ela.
                  O patrão logo correu para saber o que era. E também se assustou. "A gente começou a perceber que ela começou a crescer demais e aí a gente ficou preocupado, se faz mal pra saúde de alguém...", comenta. 
                  A vizinhança nem se arrisca e o povo muda até calçada. "Chega a arrepiar até de medo!”, diz outro.
                 As lagartas coloridas apareceram há uma semana. Têm quase 20 centímetros de comprimento e se alimentam de folhas, com apetite de bicho grande.
                "Olha o estado que fica a calçada de um dia para o outro... E está acabando com a minha árvore", diz o morador.
                  O biólogo José Lopes explica que as lagartas, na verdade, são larvas de uma espécie de mariposa muito comum nas áreas rurais e apesar do tamanho, são inofensivas.
                 “Elas não tem veneno, não vai queimar não vai causar mal nenhum para as pessoas que entrarem em contato com essa larva", explica José Lopes, biólogo.
                 Segundo os biólogos, as lagartas passam mais ou menos duas semanas nesse estágio. Aí elas descem, ficam enterradas ou aninhadas nas folhas secas. Em mais ou menos um mês, sofrem uma transformação, viram mariposas e o ciclo recomeça outra vez.
                 Lagartas menores também invadiram casas, na capital, Curitiba. E há uma semana, uma outra infestação, de besouros, atormentou a vida de moradores em Apucarana. Numa faculdade era tanto inseto que as aulas foram suspensas, mas afinal o que está acontecendo? Porque os bichos estão invadindo as cidades? Para os especialistas, a culpa é do desequilíbrio ambiental...
               "O habitat natural desses insetos foi destruído, eles não têm o seu ambiente natural, eles estão invadindo área urbana, onde eles estão encontrando alimento e abrigo", comenta.
                Os biólogos orientam: se a larva tiver espinhos ou pêlos, aí sim ela pode provocar queimaduras. Caso apareça uma praga dessa no seu quintal não pegue veneno pra jogar nos bichos. O melhor é chamar técnicos da prefeitura ou de órgãos ambientais que vão identificar os insetos e orientar direitinho o que deve ser feito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário