quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Genoma é apresentado em 3D pela primeira vez

"O genoma é o conjunto de material genético
localizado no núcleo das células,
a identidade genética de cada um de nós."


                Nesta quinta-feira, um estudo publicado pela revista Science revelou que células do corpo humano têm uma capacidade colossal de armazenar informações genéticas. Também nesta quinta, o genoma humano foi apresentado, pela primeira vez, em 3D.

               Foi feita a mais profunda viagem no corpo humano. Os cientistas estudaram células e conseguiram demonstrar, em 3D, como é formada a estrutura do genoma humano.
               O genoma é o conjunto de material genético localizado no núcleo das células, a identidade genética de cada um de nós.
              A imagem de uma parte do genoma parece uma bola colorida de fitas e tem menos de um centésimo de milímetro de diâmetro. As fitas em forma espiral são de DNA, a molécula que carrega o código genético de cada pessoa. Cada fita, se fosse esticada, teria dois metros de comprimento.
              A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira pela revista Science, mostrou que as fitas estão incrivelmente organizadas. Não embaraçam e não formam nós. Elas guardam informações de forma trilhões de vezes mais densa do que o mais avançado chip de computador.
               A técnica usada pelos cientistas foi como montar um gigantesco quebra-cabeças. Cada pecinha era um pedaço de DNA. Usando cálculos matemáticos avançados, foram montando as peças, até chegar ao resultado final. Responderam à questão: como cada uma de nossas células consegue armazenar 3 bilhões de pares de DNA.
               Em entrevista exclusiva ao Jornal Nacional, a dupla de cientistas disse que agora a ciência tem mais instrumentos para investigar a causa de doenças, como o câncer.
              Os pesquisadores ficaram fascinados com a elegante solução que a natureza criou para estocar as informações únicas de cada um de nós.

2 comentários:

  1. isso é muito interessante porque revela uma pequena parte do nosso corpo humano!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Pedro pelo comentário e por seguir o nosso blog. O que voce falou tem toda razão e esse é o intuito da descoberta !!!!

    ResponderExcluir