terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Bioma Caatinga part02

Plantas e animais: a caatinga pouco conhecida

Segundo o Instituto Socioambiental, existem 12 diferentes tipos de "caatingas" e ambientes associados. Mas a vegetação mais importante e onipresente no bioma caatinga é a savana estépica. Essa vegetação é composta por espécies xerófilas, gramíneas, pequenas árvores, arbustos e muitas plantas espinhosas pontilhadas de cactáceos e bromélias. As folhas, em geral, são finas ou inexistentes. É assim que a paisagem retrata os rigores da secura, do calor e da luminosidade tropicais.
Algumas plantas da caatinga armazenam água, como os cactos, outras se caracterizam por terem raízes praticamente na superfície do solo para absorver o máximo da chuva. Há as que contam com recursos para diminuir a transpiração, como espinhos e poucas folhas. Algumas das espécies mais comuns são amburana, umbu, baraúna, maniçoba, macambira, mandacaru e aroeira juazeiro.
Como já afirmamos, a caatinga não apresenta uma paisagem homogênea. Segundo o IBGE, "as variações fisionômicas da caatinga verificam-se não só de um lugar para outro como também em um mesmo local, conforme as estações do ano. Numa época a caatinga esta despida, cinzenta e espinhosa, em outra está encoberta de imenso e novo verde que emana da enorme quantidade de pequenas folhas."
Apesar do clima semiárido dos solos rasos e pedregosos, a caatinga é pontilhada por " ilhas de umidade", os chamados brejos. De solo muito fértil e pequenas florestas de aspecto tropical, eles localizam-se em alguns trechos das serras.
Embora não totalmente conhecida, a caatinga é rica em biodiversidade vegetal e animal. Há cerca de 932 espécies de plantas, das quais 323 são endêmicas, perfeitamente adaptadas à seca com seus órgãos especiais para armazenar água.
Estudos mostram que as aves são o grupo mais conhecido do bioma. Foram registradas 510 espécies, como o acauã e o gavião-predador-de-serpentes, cujo canto é considerado um prenúncio de chuva. O número de répteis e anfíbios foi estimado em 154 e o de mamíferos em 148.Apesar dos rios temporários, da contaminação das águas e do desmatamento das matas ciliares, foram registradas 325 espécies de peixes.

 Cactos

 Aroeira do mato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário