quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ONU começa reunião para elaboração de documento final da Rio+20


Começou nesta quarta-feira na sede da ONU em Nova York a primeira rodada de discussões para a elaboração do documento final a ser apresentado na conferência Rio+20, que acontece no Brasil de 20 a 22 de junho deste ano.
O encontro tem duração prevista de três dias e é o primeiro de uma série de quatro reuniões informais dos comissnários das Nações Unidas que vão definir as propostas de comprometimento político a ser apresentadas aos líderes mundiais presentes à conferência.
Na abertura da reunião desta quarta, o secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, disse que os objetivos a serem defendidos na conferência devem ser dirigidos aos governos e também à sociedade civil. "Quando os líderes mundiais se reúnirem no Rio em cinco meses, é preciso lhes apresentar uma proposta ambiciosa e prática, equivalente à magnitude dos desafios de hoje".
As propostas a serem incluídas no documento serão baseadas em mais de 6.000 páginas de sugestões feitas por represenantes dos Estados membros da ONU, organizações internacionais e grupos organizados da sociedade civil.
"A erradicação da pobreza e a construção de sociedades socialmente justa e inclusivas enquanto protegemos nossos frágeis eco-sistemas permanecem como o desafio que define o século 21" disse Sha. Ele destacou ainda que "as múltiplas crises -alimentar, energética, climática, financeira, e de emprego- formam as diferentes facetas deste desafio"

Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário