quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Bioma Pampa part03

Um mar verde ameaçado

Como a Amazônia e a mata atlântica, o pampa também está ameaçado e é o bioma brasileiro menor protegido. As unidades de conservação se concentram apenas nas áreas lagunares e de planície costeira, como o banhado do Tainn e o Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Nenhuma delas inclui o campo típico do oeste e sul do Rio Grande do Sul.
Pesquisadores revelam que o pampa perdeu 59% de sua cobertura vegetal nativa. Na campanha, por exemplo, as técnicas de manejo nem sempre são adequadas para as condições dos campos, e a prática das queimadas não é bem conhecida em todas as suas consequências. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa), as pastagens são, em sua maioria, utilizadas sem grandes preocupações com a recuperação e a manutenção da vegetação.
Além da pecuária, as lavouras de arroz e de soja também têm afetado o bioma. No alto Uruguai e no planalto Médio, por exemplo, a expansão da soja e do trigo levou ao desaparecimento dos campos e á derrubada das matas. A diminuição da fertilidade do solo e a erosão também são consequências desse processo. Como não bastasse, a ampliação da área de plantio da mamona para a produção de biocombustível é a mais recente ameaça ao bioma, assim como o avanço do capim anoni (gramínea exótica da África), a expansão das pastagens e o bombeamento de água dos banhados.

Pessoal, do bioma pampa é isso veja os outros biomas que já foram falados e aguardem o próximo.
http://novosmeiosdeviver.blogspot.com/2011/12/bioma-pampa-part02.html
http://novosmeiosdeviver.blogspot.com/2011/12/bioma-pampa-part01.html
http://novosmeiosdeviver.blogspot.com/2011/12/bioma-mata-atlantica-part-04.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário