sábado, 3 de dezembro de 2011

Notícias

Embalagem de "plástico verde " para filtro solar.


Neste verão, a Johnson & Johnson coloca no mercado uma linha de embalagens ecologicamente correta. Todos os frascos da linha regular do protetor solar Sundown que estão chegando ao mercado a partir deste mês são feitos de plástico ecologicamente correto. O material, desenvolvido pela Braskem, é composto de 40% de plástico reciclado e 60% de um material derivado do etanol da cana-de-açúcar. As embalagens 'verdes' são identificadas pelo selo I'm Green. Com essa medida, a fabricante desse filtro solar deixará de consumir cerca de 100 toneladas de resina oriunda do petróleo. Com isso, serão 630 toneladas de gás carbônico (CO2) a menos na atmosfera.


Novo material armazena calor do Sol para aquecer casas



Um material barato, capaz de armazenar calor durante o dia para depois liberá-lo lentamente à noite, poderá ajudar a aquecer casas em regiões ensolaradas do mundo, mas que esfriam muito à noite. E sem queimar madeira ou combustíveis fósseis. O material, feito de parafina e ácido esteárico, foi desenvolvido na Índia e mereceu um artigo na mais recente edição do Journal of Renewable Energy Technology.
Durante o dia, o composto derrete e se torna líquido. Depois, à noite, ele congela, liberando o calor que absorveu durante todo o dia.
O grupo de pesquisadores indianos testou cápsulas esféricas com apenas 4 centímetros de diâmetro contendo a mistura de parafina e ácido esteárico - uma substância utilizada na fabricação de sabão muito barata no mercado indiano.
Os cientistas já descobriram que podem reduzir muito os custos diminuindo a proporção de parafina - uma substância mais cara -, sem diminuir a eficiência do produto.
Fonte: Msn estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário