segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

EUA enviam mais 30 mil soldados ao Afeganistão 02/12

O presidente Barack Obama apresentou a nova estratégia para acabar com a milícia Talibã. Em resposta, o grupo anunciou que vai matar os soldados americanos.

             O presidente dos Estados Unidos Barack Obama apresentou, na última terça-feira à noite, a nova estratégia para acabar com a milícia Talibã, do Afeganistão. Nesta terça, em resposta, o grupo anunciou que vai matar os soldados americanos.

              Barack Obama anunciou o envio de mais 30 mil soldados ao Afeganistão diante de uma plateia muito atenta. A maioria dos 4,2 mil cadetes que ouviram o presidente, logo estará nas frentes de combate.
             O presidente defendeu o envio de reforços como única forma de combater o grupo Talibã e de evitar ataques terroristas como os de 11 de setembro de 2001.
             Barack Obama previu também o fim do conflito. Afirmou que os primeiros soldados retornarão em julho de 2011.
              A Aliança Militar do Ocidente aprovou o plano americano e afirmou que pretende ajudar com outros 5 mil soldados. Líderes afegãos também apoiaram o anúncio, mas demonstraram preocupação com o prazo de retirada das tropas.
            Coincidência ou não, o início da retirada ajuda Obama na campanha eleitoral que vai começar alguns meses depois, em 2012.
          No Congresso, a oposição republicana já criticou Obama. Disse que anunciar a data da retirada das tropas só ajuda o inimigo. Outra preocupação é com os gastos: o envio das tropas vai custar U$ 30 bilhões a mais aos cofres americanos todo ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário