terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Iraque acusa Irã de invasão de território

Segundo autoridades iraquianas, 11 soldados iranianos teriam tomado as instalações de um dos maiores campos de petróleo do país e hasteado a bandeira do Irã.


Depois de 21 anos da guerra que deixou centenas de milhares de mortos, a temperatura voltou a subir entre Irã e Iraque.

É um dos maiores campos de petróleo do Iraque. Segundo autoridades iraquianas, 11 soldados iranianos teriam cruzado a fronteira, tomado as instalações e hasteado a bandeira do Irã.
 O campo fica na província de Maysan, a sudoeste de Bagdá, e está a apenas 300 metros da fronteira.
A companhia nacional de petróleo iraniana negou a ocupação. O mercado reagiu: o preço do barril do petróleo nos Estados Unidos subiu.
O ministro do interior do Iraque disse que o país não vai realizar nenhuma ação militar e espera uma solução diplomática.
As relações entre Irã e Iraque melhoraram muito, desde a guerra sangrenta dos anos 80. Agora, a notícia da ocupação preocupa autoridades internacionais que têm acompanhado ainda os desdobramentos do programa nuclear iraniano.
Nesta sexta-feira, o Irã anunciou que começou a desenvolver novas centrífugas nucleares, que entrariam em funcionamento em dois anos.
As máquinas são utilizadas para enriquecer urânio que pode ser usado na produção de energia elétrica e também na fabricação de bombas atômicas.
Mesmo diante da ameaça de novas sanções das Nações Unidas, o Irã só aumenta os sinais de que não vai interromper o programa nuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário